Universidade Do Rio De Janeiro

Por carta régia de 20/11/1800, foi estabelecida no Rio de Janeiro, a Aula Pública de Desenho e Figura, sendo esta a primeira medida concreta para a difusão e a fixação da arte através de seu ensino sistemático. Antes disso foram ministrados pelas instituições religiosas nos primórdios de nossa existência, apenas o ensino elementar, sempre de ordem prática, e os conhecimentos de desenho arquitetônico e de engenharia necessários á atividade militar.



O Decreto de 12/08/1816 criando a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios implantou no Brasil a educação artística em caráter oficial. Em 05/11/1826 configurou-se a instalação definitiva da Academia Imperial das Belas Artes - como ficou conhecida a Escola Real - instituindo-se um sistema de ensino artístico que iria moldar de forma singular o desenvolvimento da arte brasileira. A partir de 08/11/1890, a antiga Academia Imperial foi transformada na Escola Nacional de Belas Antes. Em 1931, a Escola passou a integrar a Universidade do Rio de Janeiro e, em 1937, a Universidade do Brasil. Em 1965 passou a se chamar Escola de Belas Artes i... [ Read All ]

Rio de Janeiro

Brazil

Address:
Cidade Universitária - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro
CEP 21941-590 Rio de Janeiro, RJ
Phone: 2598-1653 / 2598-1654
Website: http://www.eba.ufrj.br/


College Photos (1)

Click on the images to enlarge



Department and information about the department

Biblioteca Prof. Alfredo Galvão
A Biblioteca Prof. Alfredo Galvão possui mais 30.000 livros. Parte significativa desse acervo foi constituída pelos mestres franceses que aqui chegaram, em 1816, com a Missão Artística Francesa.

A Biblioteca está situada no 7o andar, do Prédio da Reitoria onde está a Escola de Belas Artes, sendo o local onde os estudantes encontram o apoio bibliográfico para os diferentes cursos. Para isto eles devem fazer seu cadastro e observar as normas de retirada e devolução dos livros, bem como a pontualidade na entrega dos mesmos. É também um local para estudos e pesquisa em Obras Raras, cuja consulta é subordinada a critérios especiais. O acervo está sendo atualizado e já está, praticamente, todo informatizado, para melhorar a qualidade de seus serviços.




Laboratório de Computação Gráfica
A história do Laboratório de Computação Gráfica da Escola de Belas Artes remonta ao ano de 1987, quando surge na Escola o primeiro grupo de estudos e posterior disciplina de computação. Nosso laboratório toma forma em 1990, equipado com computadores modelo XT, com monitores ...  [ Read All ]


News and Events

Terceiro Seminário de Paisagismo Sul-Americano sobre Paisagens Culturais
O Seminário será realizado na Cidade do Rio de Janeiro, de 28 a 30 de maio de 2008, sob a coordenação da Escola de Belas Artes/UFRJ e do Grupo de Pesquisa História do Paisagismo/EBA. TEMÁTICA: a) as relações sócio-culturais instituídas e representadas; as atuais intervenções de ordem projetual para novos desenhos de paisagem urbana; b) os arranjos morfológicos, tipológicos e estilísticos do tecido urbano; os usos e manifestações culturais cotidianas; c) as questões ligadas ao resgate/restauração e aos processos de manutenção de jardins históricos e; a arqueologia da paisagem e suas interfaces relacionadas às pesquisas focadas nas sociedades da América do Sul. Maiores informações no site do evento www.eba.ufrj.br/historiadopaisagismo/seminario/inicial.htm
 


Information For  Undergraduates

Graduação
A Escola de Belas Artes atualmente tem oito cursos, entre os quais estão Pintura, Escultura, Gravura, Desenho Industrial com duas habilitações: Projeto de Produto e Programação Visual, Artes Cênicas também com duas habilitações: Cenografia e Indumentária, Composição de Interior, Composição Paisagística e Licenciatura em Educação Artística em Artes Plásticas e/ou Desenho. Cada curso apresenta um currículo adequado a formação profissional específica na área de atuação escolhida. Durante os quatro primeiros semestres no ciclo básico todos os estudantes cursam disciplinas de formação teórico-científica e disciplinas práticas. Alguns cursos já incluem nesses quatro primeiros semestres alguns conteúdos do ciclo profissional, que é formado pelo conjunto de disciplinas complementares e adicionais das áreas afins, e que apresentam o conteúdo mais específico de cada curso para a formação profissional e sua atuação no mercado de trabalho.
 


Information For  Postgraduates

Pós-Graduação
O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) com seus cursos de Doutorado e Mestrado, deriva do Curso do Mestrado em História da Arte, criado em 1985.

O Programa obteve aprovação do CEPG/UFRJ em 1999 e em 04 de abril de 2000 foi recomendado pela CAPES, tendo hoje o conceito 5 em seus níveis de Mestrado e Doutorado.

O Curso de Mestrado tem uma duração de 24 meses (21 créditos em sete disciplinas) e o Curso de Doutorado tem uma duração de 48 meses (36 créditos em doze disciplinas).

O PPGAV tem como objetivo ampliar e aprofundar os estudos nos campos da História e Teoria da Arte e a prática experimental das linguagens contemporâneas.

O PPGAV possui duas áreas de concentração e quatro linhas de pesquisa:

História e Crítica da Arte
Imagem e Cultura
Linguagens Visuais
Poéticas Interdisciplinares