Curitiba

Brazil



Address:
Rua Mateus Leme - Parque São Lourenço, 4700
Curitiba
Phone: (41) 3313-7191
Website: http://www.fundacaocultur

Centro De Criatividade De Curitiba

Inaugurado em 14 de dezembro de 1973, o Centro de Criatividade de Curitiba possui aproximadamente 2.400 metros quadrados de área construída e forma o principal equipamento do Parque São Lourenço, numa área total de 230 mil metros quadrados.

As margens do Rio Belém, nas antigas instalações da fábrica de cola e beneficiamento de couro Boutin, numa concepção do arquiteto Roberto Gandolfi, nasceu o Centro de Criatividade de Curitiba, o primeiro espaço reciclado a se transformar em um pólo artístico na cidade de Curitiba, que funciona como um laboratório de criação.
Consiste em um local onde, individualmente ou em grupo, pessoas de todas a faixas etárias entregam-se à realização de atividades criadoras, sob a orientação de pessoal especializado. Funciona com o objetivo de estimular a criação, constituindo-se em importante centro de pesquisas e de desenvolvimento da criatividade em suas mais variadas formas.

Possui ateliers permanentes de escultura, cerâmica, litogravura e xilogravura, pintura em tela, desenho, encadernação e cartonagem (restauração de livros), marchetaria, entalhe, restauração de madeiras e móveis, mosaico e tecelagem; salas para os cursos de música, yoga e meditação e sala para exposições.
No pátio externo acontecem também diversas manifestações artísticas como apresentações teatrais, folclóricas e recreativas para crianças, adolescentes e comunidade em geral.


Permanent Collection

Ateliês de Arte e Artesanato - Teatro - Casa Museu Erbo Stenzel - Exposições

Utilizando a estrutura original da antiga fábrica, composta por cinco pavilhões (cerca de 2.500 m²), o Centro de Criatividade de Curitiba funciona como um verdadeiro laboratório de criação. Possui ateliês permanentes de escultura, cerâmica, litografia, pintura, desenho, cestaria, encadernação e cartonagem, marchetaria e tecelagem; cursos de vidro, violão, teclado, entalhe, pátina, mosaico, monoprint e marmorização; além de sala para exposições de trabalhos e manifestações da comunidade. Oferece também o Teatro Cleon Jacques, espaço alternativo para apresentações de vanguarda, e a Biblioteca Augusto Stresser. Abriga ainda a Casa Erbo Stenzel, com mostra permanente de esboços dos trabalhos e desenhos do artista, autor de esculturas que marcam a paisagem urbana de Curitiba, e salas para exposições temporárias de outros artistas.






Opening hours

segunda; terça; quarta; quinta; sexta:
09:00 as 12:00
13:00 as 21:00
sábado; domingo:
09:00 as 12:00
13:00 as 18:00
feriados:
09:00 as 18:00


Getting there

Onde Fica.:

Rua Mateus Leme - Parque São Lourenço, 4700
Maiores informações: 3313-7192

Como Chegar.:

DE CARRO:
A maneira mais fácil é pela Rua Mateus Leme, seguindo até o Parque São Lourenço. Também partindo do centro, pela Av. Anita Garibaldi, e entrando à esquerda, na Rua Nilo Brandão. Ou ainda pela Rua Nilo Peçanha, pegando depois a Rua João Gava.

DE ÔNIBUS:
Há quatro linhas de ônibus que saem da praça Tiradentes (Abranches, Vila Suíça, Chaparral e Mateus Leme), outra que faz o trajeto Abranches-Água Verde e ainda o Interbairros 2, entre os terminais do Cabral e do Campina da Siqueira, além das linhas intermunicipais que vão às cidades de Almirante Tamandaré e Rio Branco.




Museum internal and external photos (1)

Click on the images to enlarge



News and events

Teatro Cleon Jacques abre temporada de espetáculos

Depois de passar por um período de reformas, de janeiro a julho deste ano, o Teatro Cleon Jacques, unidade da Prefeitura de Curitiba localizada junto ao Centro de Criatividade, no Parque São Lourenço, reabre a sua temporada de espetáculos. Totalmente remodelado, com melhor estrutura de atendimento às companhias artísticas e mais conforto para o público, o teatro recebe a partir de quinta-feira (09) o espetáculo teatral “Memórias do Subterrâneo”, adaptado da obra de Fiódor Dostoievski e dirigido por Emerson Rechenberg. A peça ficará em cartaz até 19 de agosto, de quinta-feira a domingo, às 20h. Os ingressos valem uma lata de leite em pó.
As reformas envolveram o teatro e as outras unidades que compõem o Centro de Criatividade – área administrativa, salas de cursos, salas de exposições, ateliês e a Casa Erbo Stenzel. As obras representam um investimento de R$ 400 mil, vindos de fonte própria da Fundação Cultural de Curitiba, do Fundo Municipal da Cultura e do Ministério da Cultura. Só na reforma do teatro foram gastos R$ 140 mil.
O Teatro Cleon Jacques, inaugurado em 1998, recebeu várias melhorias. Foram construídos dois camarins com sanitários completos, dois banheiros para o público e uma cabine para bilheteria. Foram refeitas as instalações elétrica e hidráulica, e a pintura interna e externa do prédio. A cobertura e o piso do palco receberam reforços, a entrada e a sala da administração foram readequadas. O palco, que dispõe de equipamentos próprios de luz e som, foi concebido para se adaptar a variados tipos de encenações, por isso as cadeiras para o público ficam ...+ [ Read all ]