Brasilia

Brazil



Address:
Espaço Cultural 508 Sul - Renato Russo: 3443-1559
DF
Website: http://www.sc.df.gov.br/p

Espaço Cultural 508 Sul - Renato Russo

O complexo arquitetônico do Espaço Cultural 508 Sul foi inaugurado em 13 de setembro de 1993.

Está situado no meio da Asa Sul, numa das quadras que – junto com as 107/108, 507 e 707/708 Sul – formam o quadrilátero da primeira Unidade de Vizinhança, prevista no Plano Piloto do arquiteto e urbanista Lúcio Costa.

O primeiro edifício que deu origem ao complexo cultural que começou a se estabelecer na década de 70 situava-se num setor destinado ao comércio, com galpões de estocagem de materiais de um lado, pela W2, e área de comércio, atendimento e administração voltada para a W3.

Nesse período, a sede da Fundação Cultural do Distrito Federal (FCDF) era em um dos galpões da 508 Sul. A história do espaço tem início com a ocupação dos galpões por artistas e assessores da FCDF, então sob a direção de Ruy Pereira da Silva.

A FCDF lutou junto à prefeitura do Distrito Federal para incorporar parte do bloco “A




Cost

Entrada gratuita no espaço cultural.




Getting there

508 Sul, Bloco A.
Se for de ônibus, desça na 508/708 Sul.


Facilities

A Praça Central é espaço ideal para exposições, lançamentos, feiras, performances e encontros. Arejada e iluminada, tem duas entradas, pela W2 e pela W3, e dá acesso às galerias e salas do Espaço Cultural 508 Sul.
Na Praça Central, encontram-se a Galeria Darlan Rosa, Café da 508, bilheteria, sala de informações e mezanino da Gibiteca.
Teatro Galpão

O Teatro Galpão surgiu em 1974, a partir de dois galpões que funcionavam como depósito, por iniciativa de João Antônio, então assessor de teatro da Fundação Cultural.

Projetado pelo arquiteto Mauro Bonde, da UnB, o espaço foi construído em um mês. O teatro de arena teve sua estréia com “O Homem que Enganou o Diabo e ainda Pediu o Troco


Museum internal and external photos (3)

Click on the images to enlarge



News and events

Lugar de muitas histórias, antigas e recentes. O Espaço Cultural da 508 foi o lugar onde ocorreram alguns dos primeiros shows da geração de bandas que lançou o Legião Urbana e a Plebe Rude, entre outras. Lembro-me de ter visto uma foto do Renato, ainda com seus 17 anos e rosto de garoto tímido, afinando seu violão sentado em uma das escadas do lugar, minutos antes de começar um show.

Muitas outras coisas aconteceram depois disso lá pelas bandas do Espaço da 508 (antigo Mokiti-Okada, hoje Renato Russo). Histórias que o povo conta, ou não conta. Vale a pena visitar pelas exposições, ou para visitar a gibiteca ou a biblioteca (embora não me lembre de ter visto a gibiteca funcionando em minhas últimas visitas...).
Daniel Duende · Brasília (DF) · 18/8/2006 15:35

Eu estava pensando em escrever algo sobre o Espaço Cultural, principalmente sobre as oficinas, gratuitas! Tem oficina de teatro, de desenho digital, de pintura, de contador de histórias, de linguagem cinematográfica...enfim...isso é só na programação desse mês, eu acabei deixando pra escrever mês que vem porque as inscrições nessas oficinas todas já foram, aí ia ser maldade, só deixar com vontade...
Ana Cullen · Brasília (DF) · 18/8/2006 16:02

É... poisé... essas oficinas são bem legais.

mas é uma boa colocar a programação de oficinas e coisa e tal do próximo mês tão logo o guia de cultura de setembro sair (para que ninguém perca nenhum evento). Tão logo eu vir a cara de um desses guias por aqui, eu te arranjo um exemplar :D
Daniel Duende · Brasília (DF) · 18/8/2006 16:26