Minas

Brazil



Address:
rua b, 20 inhotim brumadinho
MG
cep 30987-654
Phone: +55 31 3571.6638
Website: http://www.inhotim.org.br

Inhotim Centro De Arte Contemporânea

O Parque Ambiental de Inhotim é dedicado quase em sua totalidade às espécies ornamentais raras do Brasil e do mundo. São 1.200 ha de área (400 ha de mata nativa preservada), com 35 ha de paisagens. Três lagos ornamentais com mais de 30.000 m² de lâmina d'água compõem esse jardim – local de sobrevivência, alimentação e reprodução das mais variadas formas de vida. O compromisso com o meio ambiente, com base na Gestão Ambiental eficiente, é uma das bandeiras de Inhotim. Isso reduz o impacto ambiental e faz de Inhotim um local totalmente auto-sustentável, no que diz respeito ao uso dos recursos naturais. Essa gestão eficiente permite o cultivo em Inhotim de uma grande diversidade de espécies da flora (cerca de 1.400). Destaque para as coleções de Beucarnea recurvata-liliacea (nolina ou pata-de-elefante), Cycadaceae e zamiaceae (sagus), e palmae (jerivás, butiás, tamareiras, macaúbas, buritirana, etc) - uma das maiores coleções de espécies adultas em jardins do Brasil. Compondo essa grande variedade e ainda servindo de atração à fauna autóctone, são cultivadas nos jardins de Inhotim espécies ornamentais de intensa frutificação e bela floração, com destaque para as famílias: musaceae, araceae, melostomataceae, leguminosae, orquidaceae, bromeliaceae, liliaceae, lythraceae, palmae, moraceae, acanthaceae e myrtaceae.


Permanent Collection

Adriana Varejão
Albano Afonso
Albert Oehlen
Alexandre da Cunha
Amilcar de Castro
Anri Sala
Artur Barrio
Brian Griffiths
Caetano de Almeida
Carlos Vergara
Carrol Dunham
Cerith Wyn Evans
Chris Burden
Cildo Meireles
Damián Ortega
Dan Graham
Doris Salcedo
Doug Aitken
Edgard de Souza
Ernesto Neto
Franz Ackermann
Giuseppe Penone
Hélio Oiticica &
Neville D'Almeida
Iran do Espírito Santo
Janaína Tschäpe
Janet Cardiff
Janine Antoni
Jarbas Lopes
Jim Lambie
Jorge Pardo
José Damasceno
Judith Eisler
Larry Clark
Laura Lima
Luisa Lambri
Luiz Zerbini
Marepe
Mário Cravo Neto


Exhibitions

Com um acervo de, aproximadamente, 300 obras de mais de 60 artistas, a coleção de Inhotim vem sendo formada desde meados de 1980, com foco na arte produzida internacionalmente nos anos 1960 até os nossos dias. Pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e instalações de renomados artistas brasileiros e internacionais são exibidos em galerias espalhadas pelo parque botânico. Pavilhões abrigam exposição permanente de Tunga e Cildo Meireles. Uma série de projetos especialmente comissionados por Inhotim estão atualmente em andamento e envolvem artistas como Doug Aitken, Matthew Barney, Carrol Dunham, Doris Salcedo e Adriana Varejão.




Cost

Preços:
Entrada R$ 10,00
Meia-Entrada R$ 5,00 - (estudantes identificados e maiores de 60 anos)
Grátis - (menores de 6 anos)
Pagamento em dinheiro, cheque ou cartão de crédito Visa.


Opening hours

Inhotim está aberto ao público as quintas e sextas-feiras, das 9h30 às 16h30 e sábado, domingo e feriados, das 9h30 às 17h30.

Informações:
+(55 31) 3227-0001
Segunda-feira à sexta-feira das 9h00 às 18h00


Getting there

Brumadinho fica a 60 km de Belo Horizonte (aprox. 1h15 de viagem). Acesso pelo km 640 da BR-381.




Museum internal and external photos (1)

Click on the images to enlarge



Education

A coleção do Centro de Arte Contemporânea Inhotim e o acervo do parque botânico são utilizados sistematicamente para projetos de arte educação e para a formação de profissionais de áreas ligadas à arte e ao meio ambiente.
O núcleo de arte educação de Inhotim tem promovido parcerias com instituições de ensino, mobilizando estudantes de arte para o atendimento de visitas monitoradas para público escolar da rede pública e particular (ação educativa). Outra ação nesse sentido é o Laboratório de Experiências e Vivências Estético-Sensoriais, projeto em parceria com a Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais e a Secretaria de Educação de Brumadinho, que tem como objetivo despertar o cidadão para os valores da arte, do patrimônio e do meio ambiente, envolvendo jovens de 14 a 25 anos, alunos da rede pública de ensino do município. Com foco na área ambiental, Inhotim promove o programa Jovens Jardineiros, que envolve crianças e adolescentes da comunidade. O projeto introduz esse público no ofício de jardinagem, com atividades de identificação e catalogação de espécies, aulas de noções de meio ambiente e estudo e manejo de plantas ornamentais. A idéia é desenvolver a consciência ambiental dos jovens e, ao mesmo tempo, apresentar a possibilidade de um campo de trabalho.


Groups

Visitas temáticas
Inhotim oferece visitas temáticas a seus visitantes, por um período de uma hora, com orientação de educadores das áreas de arte contemporânea e meio ambiente. Para acompanhar as visitas temáticas, observe os horários de saída dos grupos. As visitas enfocam areas específicas de Inhotim.