Curitiba

Brazil



Address:
Rua Des. Westphalen, 16 -
Paraná
80010-110
Phone: (41) 3222-5172
Fax: (41) 3323-52298
Website: http://www.pr.gov.br/mac/

Museu De Arte Contemporânea Do Paraná

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC/PR) tem por finalidade recolher, abrigar e preservar as obras dos mais representativos artistas brasileiros, em especial paranaenses, além de amparar, estimular e divulgar a criação contemporânea nas suas diferentes modalidades. Também promove intercâmbio cultural e artístico com outras entidades congêneres do país e do exterior.

Localizado no centro da cidade de Curitiba, em um prédio próprio tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná, o Museu realiza exposições temporárias de artes visuais de vanguarda e também mostras de seu acervo. Esse acervo, composto por mais de 1.150 obras, é apresentado alternadamente em exposições temáticas.

Um dos eventos mais tradicionais promovido pelo MAC/PR é o Salão Paranaense, o único ininterrupto e o mais antigo do país. É uma vitrine de tendências da arte, ao mesmo tempo incentivador da produção artística contemporânea.
A idéia da criação de um museu de arte do Estado, alimentada por artistas e intelectuais, foi concretizada sob a orientação de Fernando Pernetta Velloso, então chefe da Divisão de Planejamento e Promoções Culturais da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná.

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná foi criado pelo Decreto nº 18.447, de 11 de março de 1970. Sua instalação, prevista inicialmente para o andar térreo do Teatro Guaíra, foi impedida por um incêndio ocorrido nesse local. Em 12 de março de 1971, o Museu foi oficialmente inaugurado em sede provisória, na Rua 24 de Maio, no prédio pertencente à Associação dos Servidores Públicos do ... [ Read all ]


Exhibitions

acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná vem sendo formado desde sua fundação, em 1970, através das premiações do Salão Paranaense e de doações, que são submetidas à avaliação e aprovação do Conselho Consultivo do Museu. São mais de 1.300 obras entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e outras manifestações artísticas, que perfazem a trajetória da arte contemporânea do país e, em especial, do Paraná.

Nomes conhecidos nacionalmente fazem parte do acervo, entre os quais Arcangelo Ianelli, Tomie Othake, Juarez Machado, Kathe Kollwitz, Burle Marx, Luiz Henrique Schwanke, Uiara Bartira, Raul Cruz, Zimmermann, Poty.

O acervo é apresentado, alternadamente, em exposições temáticas, propiciando ao espectador a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos através do convívio com obras de arte.


Exhibitions (4)

Click on the images to enlarge











Facilities

O Salão Paranaense é um certame oficial de artes visuais do Estado do Paraná, instituído pelo Decreto nº 2.004 de 23 de setembro de 1944, que visa incentivar a produção artística contemporânea. É o evento mais tradicional promovido pelo Museu de Arte Contemporânea do Paraná, o único Salão ininterrupto e o mais antigo do país. O Salão Paranaense é uma vitrine de tendências da arte, ao mesmo tempo que incentiva a produção artística contemporânea.


Museum internal and external photos (1)

Click on the images to enlarge



News and events

EDITAL - 62º SALÃO PARANAENSE - 2007

"Aspecto A" de Toni Camargo - 04/08 a 02/09/2007

PLANTA PAVIMENTO TÉRREO

PLANTA PAVIMENTO SUPERIOR

PLANTA THEODORO DE BONA

SOCIEDADE DE AMIGOS DO MAC/PR


Education

PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC/PR) conta com um Setor de Pesquisa e Documentação, do qual faz parte uma biblioteca especializada em artes visuais e áreas afins. A biblioteca do MAC/PR foi criada em 1970, com o objetivo de atender à comunidade interessada. Compõem seu acervo livros e periódicos sobre história da arte, técnicas artísticas, artistas nacionais e internacionais, museus, teoria e crítica de arte.

Salões Paranaenses Anteriores


Consulta aoAcervo

O Setor dispõe também de um acervo documental com catálogos, textos de jornais, currículos, fotografias, slides e vídeos sobre crítica de arte, artistas visuais, mostras individuais, coletivas, salões, bienais, museus, galerias de arte e outras instituições.


Groups

VISITAS MONITORADAS

Com o objetivo de proporcionar uma maior participação da comunidade em seus eventos culturais, despertar o hábito de freqüentar o Museu e aprimorar o senso estético, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná oferece para escolas e grupos interessados um serviço de monitoria.

As visitas monitoradas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 18h, com prévio agendamento.

Agendamento:
De terça a sexta-feira, das 14 às 18h
Fone: (41) 3323-5265 e 3222-5172