Florianópolis - SC

Brazil



Address:
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600 - Agronômica
Florianópolis - SC
88025-202 - FlorianÃ
Phone: (48) 3953-2324
Website: http://www.masc.org.br

Museu De Arte De Santa Catarina (MASC)

O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) é uma instituição vinculada à Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e está instalado, atualmente, no prédio do Centro Integrado de Cultura (CIC), na Avenida Gov. Irineu Bornhausen, nº. 5600, Bairro Agronômica, na cidade de Florianópolis, Estado de Santa Catarina. Criado pelo Decreto Estadual nº. 433, de 18 de março de 1949 como Museu de Arte Moderna de Florianópolis (MAMF), é, desde então, o órgão oficial na área das artes plásticas em nosso Estado.

Possui uma história bastante interessante em nível nacional por ter sido criado na década de 40, período de efervescência cultural no Brasil. Nessa altura foram criados outros museus de arte como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), e o Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.

No registro dos antecedentes históricos da criação do MAMF - Museu de Arte Moderna de Florianópolis, pode ser considerado o Círculo de Arte Moderna - CAM, mais tarde conhecido por Grupo Sul, em função da revista com o nome Sul editada durante dez anos pelo Grupo. Formado por intelectuais, escritores e artistas jovens, preocupados em agitar a cidade de Florianópolis, na época conformada aos velhos padrões. Atuaram nas diversas áreas da criação, como a literatura, o teatro, o cinema e as artes plásticas. Por influência desse Grupo, foi trazida a Florianópolis a "Exposição de Arte Contemporânea", juntamente com a presença de seu idealizador, o escritor carioca Marques Rebelo (Eddy Dias da Cruz, 1907-1973). Foi a partir dessa mostra, apresentada entre os dias 25 de setembro e 06 de outubro de 1948, acompanhada de palestras sobre arte co... [ Read all ]


Permanent Collection

Em seu acervo o Museu possui uma verdadeira retrospectiva da arte catarinense e uma significativa coleção da arte nacional com informações sobre as obras e os artistas.

Na coleção nacional figuram nomes como Di Cavalcanti, Portinari, Djanira, Emeric Marcier, Volpi, Tarsila do Amaral, Guignard, Pancetti, Scliar, Iberê Camargo, Tomie Ohtake, Aldo Bonadei, Mário Zanini, Lula Cardoso Ayres, Krajcberg, Antonio Maia, Marcelo Grassmann, Fayga Ostrower, Antonio Henrique Amaral e Lívio Abramo.

A arte catarinense está representada por obras de Eduardo Dias, Malinverni Filho, Martinho de Haro, Hassis, Eli Heil, Rodrigo de Haro, Vera Sabino, Suely Beduschi, Elke Hering, Rubens Oestroem, Schwanke, Guildo Heuer, Juarez Machado, entre muitos outros.

O setor de acervo organiza mostras didáticas permanentes com objetivo de levar ao público maiores informações sobre a obra e o artista.


Exhibitions

De dentro pra fora: Mostra do CEART no MASC

A edição deste ano do Festival de Inverno do Centro de Artes (CEART) será realizada, de 11 a 30 de setembro, no Museu de Arte de Santa Catarina.
Infância: Convite ao reencontro

A curadora Amalhene Baesso Reddig selecionou peças que, de acordo com sua ótica, representam a sintonia com o mundo da infância. Da infância plural e em contínua construção.


Previous Exhibitions

Ciclo de julho do MASC

O atual ciclo de mostras do MASC abrange três versões que destacamos da coleção permanente do Museu.
Silvana Leal – Todocorpo

A exposição de Silvana Leal consta de 20 imagens inéditas da escritora e fotógrafa que tem como foco de interesse o corpo humano e sua relação com o universo.
Hetty van der Linden – Pintar um futuro

A artista plástica holandesa Hetty van der Linden retorna ao MASC com seu projeto "Pintar um futuro".
Camille Claudel – A sombra de Rodin

Serão vistas dezesseis obras de Camille Claudel, três de Auguste Rodin e ainda um busto de camille por boucher – conjunto que dá a dimensão da importância destes artistas.
Yara Guasque – Eu sou alma pequenina

São desenhos e aquarelas sob papel, de pequeno formato, produzidos ao longo de duas décadas, período que a artista passou a residir em Santa Catarina.
Cléa Espíndola – Passagens

Série de peças de cerâmica que possuem um itinerário que vai da figuração explícita e bem humorada até a ocultante-revelante face da perturbadora concepção tridimensional de formas.
Rótulos – sobre a necessidade de classificar

Na sala Harry Laus, a exposição Rótulos contará com o acervo do MASC (representado por 25 artistas) e Raquel Stolf, artista convidada pelo curador Charles Narloch.
Dircéa Binder – Mantos Cerimoniais

Os "Mantos" de Dircéa Binder inserem-se entre as propostas dos artistas "wearable", caracterizados pelas criações livres confeccionadas de modo artesanal.
Paulo Gaiad – Sobre Papel

Ar...+ [ Read all ]


Exhibitions (4)

Click on the images to enlarge







Opening hours

Horário de Visitação
De terça a domingo: das 13:00 às 21:00 hs.

Horário Atendimento Administrativo
De segunda a sexta-feira: das 13:00 às 19:00 hs.






Museum internal and external photos (1)

Click on the images to enlarge



News and events

O Núcleo de Exposições e Montagem tem a responsabilidade de viabilizar as exposições do Museu: temáticas, retrospectivas, itinerantes e especiais. Cabe ao setor, também, a elaboração de convites, publicação de catálogos, folhetos, releases para imprensa e outros documentos. O Núcleo coordena, em parceira com os artistas, cujas obras estão sendo expostas nesse ciclo, a solenidade de abertura das exposições. Acompanha as reuniões da COMASC - Comissão Consultivo do Museu e assessora as comissões organizadoras e julgadores de Salões e congêneres. Tem a incumbência, ainda, de acompanhar a entrada e saída das obras de arte. As diversas exposições contam com o serviço especializado de sua equipe de montadores que, além de atender ao Museu, realizam montagens de mostras, a pedido do Museu da Imagem e do Som, do Museu Histórico de Santa Catarina e de outras Entidades Culturais.


Education

Núcleo de Arte Educação - NAE

Objetivos

• Criar uma relação de empatia do público com o museu, tornando este espaço um local de aprendizagem visual de forma prazerosa, que incentive a criatividade.

• Divulgar a arte de Santa Catarina e das obras do acervo do museu, bem como possibilitar o acesso ao patrimônio artístico cultural.

• Desenvolver ações educativas que contribuam na apreciação e compreensão da linguagem artística.

• Formar público apreciador de arte.


Schools

Programa de visita

O Núcleo de Arte-Educação realiza, gratuitamente, atendimento às escolas, professores e/ou grupo de pessoas, através de visitas mediadas às exposições e se destina a grupos de até 35 pessoas de qualquer idade, priorizando o atendimento para as Escolas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. O NAE faz a mediação entre as obras e o público, estimulando o processo de compreensão da arte. Atende nos períodos vespertino e noturno, com duração da visita de aproximadamente 1 hora e 30 minutos. A visita mediada deve ser agendada com antecedência.



Ludoteca e banco de imagens

O NAE formou uma Ludoteca e Banco de Imagens que estão disponíveis aos professores mediante cadastramento, através de uma carta de intenção da direção de sua escola junto a este núcleo, no Museu.

Materiais disponíveis: Jogos de memória, dominós, quebra-cabeças e banco de imagens, com reproduções de obras do acervo e de artistas.



Assessoria ao professor

Ação destinada a contribuir com o professor para planejar, elaborar e encaminhar dúvidas, interesses, necessidades e atividades desencadeadas a partir do acervo e da visita ao museu.


Sponsorship

Parceiros

Com a criação da AAMASC – Associação Amigos do Museu de Arte de Santa Catarina em 1993, foi possível a realização de diversos projetos, através da busca de recursos financeiros junto a instituições culturais e órgãos do setor público dentro do estado, e , a partir de então, o Museu passou a investir em parcerias com a iniciativa privada de forma mais efetiva.

Podemos aqui listar alguns parceiros que foram fundamentais para a realização de várias atividades desenvolvidas pelo Museu de Arte de Santa Catarina no transcorrer desse período:

No setor público: Governo do Estado, Fundação Banco do Estado de Santa Catarina, Besc Clube, Badesc, Celesc, Assembléia Legislativa, Fundação Prometheus Libertus, Fundação Franklin Cascaes Univali, Udesc, Ufsc, Caixa Econômica Federal, Sesc.

Na iniciativa privada: Fenasoft, Box 32, Supermercados Angeloni, Propague, Artplan-Prime, Pão Italiano, Grupo Habitasul, ADVB, Empresas de Transporte Coletivo municipal: Ribeironense, Transol, Limoense, Emflotur e Canasvieiras, Imagem - Assessoria Contábil, Vitae – Fundação de Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social, Malwee Malhas.

O site atual do MASC foi criado através de parceria com a Ciberarte - Literatura e Artes Visuais e a DZO webdesign.