São Paulo

Brazil



Address:
Rua do Lago, 562 - 1º andar
São Paulo, SP - CEP
Phone: 55 (0) 11 3091 3952
Fax: 55 (0) 11 3091 4670
Website: http://www2.igc.usp.br/mu

Museu De Geociências Do Instituto De Geociências Da Universidade De São Paulo

Histórico

O Museu de Geociências do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo desenvolveu-se a partir do antigo Museu de Mineralogia do Departamento de Mineralogia e Petrologia da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCL). Teve início em 1934, por iniciativa do Prof. Dr. Ettore Onorato, Cadeira de Mineralogia e Petrologia da FFCL-USP no período de 1934 a 1939.


O acervo do Museu foi formado, inicialmente por pequenas coleções de professores, ampliando-se com a integração da coleção Araújo Ferraz, com a aquisição da coleção Luiz Paixão em 1954 e com a doação da coleção C.L.Schnyder em 1984. Atualmente, o acervo vem sendo aumentado, principalmente, por doações feitas por professores, colecionadores particulares, alunos do curso de geologia e, também, pela aquisição de peças individuais.


A orientação inicial do Museu era voltada para os aspectos científicos e didáticos da Mineralogia e da Cristalografia. A partir de 1960, data da criação dos cursos de geologia no Brasil, o Museu passou a ser também, um laboratório de aulas práticas para os alunos desse novo curso da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.


A partir de 1981, houve uma grande reestruturação e diversificação no acervo, quando foram incluídas, além das amostras de minerais e cristais, amostras de rochas, gemas, meteoritos e fósseis. O Museu, antes predominantemente mineralógico, transformou-se no atual Museu de Geociências.

Desde 1991, o Museu ocupa uma área de 550 m2, localizada no primeiro andar do edifício principal do Institu... [ Read all ]




Cost

Escolas Públicas: R$ 1,00 por aluno

Escolas Particulares: R$ 3,00 por aluno


Opening hours

Horário de Funcionamento:
3ª a 6ª - das 08h às 17h
Sábados, domingos e feriados - das 10h às 16h






Museum internal and external photos (1)

Click on the images to enlarge



News and events

Cursos de Férias:
"Gemologia básica"
"Conceitos sobre as ciências da Terra"
"Minerais e meio ambiente"
"Dinossauros e meio ambiente "



O pagamento deve ser feito na Secretaria do Museu ou depósito em conta na Nossa Caixa, em nome de:

Instituto de Geociências
Banco: Nossa Caixa
Agência: 0864-8
Conta Corrente: 013 000390-1
* após o depósito, enviar comprovante via fax (11-3091-4670)
ou via e-mail (mugeo@usp.br)


Education

Didática: O Museu de Geociências é um laboratório de aulas práticas para várias disciplinas, de graduação e de pós-graduação, destinadas ao curso de geologia, a cursos de outras unidades da USP, e ainda a outras instituições universitárias;

Científica: ser depositário de minerais e meteoritos utilizados em pesquisas dos docentes do IG e de outras unidades da Universidade;

Educativa: o Museu atende aos alunos dos cursos do Ensino Fundamental e Médio, da Cidade de São Paulo, dos municípios do Estado de São Paulo e mesmo de outros Estados vizinhos;


Divulgação: colabora com a comunidade, atendendo as consultas diversas sobre assuntos mineralógicos, por parte do público em geral da capital, do interior e de outros pontos do país. Acrescenta-se ainda a colaboração freqüente prestada pelo Museu a várias exposições mineralógicas externas, promovidas por entidades diversas, intensificando intercâmbios com Museus do Brasil e exterior.


Groups

As visitas em grupos organizados deverão ser agendadas com antecedência por telefone e um roteiro específico de visita deverá ser elaborado pelo responsável do grupo, com orientação do Museu. As visitas em grupos são acompanhadas por monitores, alunos de Geologia.

Ingresso: para grupos organizados é solicitado uma doação:


Schools

O Museu:

atende as escolas com linguagem pedagógica adequada às diferentes faixas etárias,

orienta a comunidade sobre os assuntos geológicos e meio ambiente,

identifica minerais e rochas através de análise mecânica visual, sem emissão de laudos,

organiza e ministra cursos de extensão e palestras em colégios,

organiza e participa de exposições temáticas e temporárias,

organiza excursões temáticas,

orienta colégios na organização de feiras de ciência e de suas coleções.