Lisboa

Portugal



Address:
Av. Infante Santo, 76 - 4º
1399-032 Lisboa
Phone: 351.213 953 271
Fax: 351.213 978 200
Website: http://www.sedesporto.pt/

Museu Do Desporto

A ideia da criação de um Museu do Desporto em Portugal, remonta à Exposição Triunfal do Desporto Português, promovida em 1932, em Lisboa, pelo Comité Olímpico Português, em colaboração com o Automóvel Clube de Portugal e outros clubes, num palácio, no Calhariz, onde hoje está instalada a Caixa Geral de Depósitos. Aí foram expostas pela primeira vez ao público peças ligadas ao desporto.

O êxito extraordinário da exposição contribuiu, para a génese de um movimento que viria a culminar com a organização de uma monumental parada atlética, que se realizou no dia 3 de Dezembro de 1933, em que os clubes e o movimento associativo desportivo, requereram a Oliveira Salazar a construção de um Estádio Nacional. Este foi inaugurado em Oeiras, no Jamor, em 1944.

A partir dos anos 70 foram nomeados diversos grupos de trabalho, com o objectivo de criar um Museu do Desporto Português. Mas só em 1984 foi criado um novo grupo de trabalho que organizou no Palácio Foz, em Lisboa, uma exposição designada “Lendas e Figuras do Desporto Português”, que foi inaugurada por Juan Saramanch, presidente do Comité Olímpico Internacional. Foi este evento, como refere o Decreto Lei 295/85, de 24 de Julho, que criou o Museu Nacional do Desporto, que serviu de embrião para a concretização do Museu, que numa primeira fase se instalou no Complexo Desportivo da Lapa.

Em 1987 a extinta Direcção Geral dos Desportos disponibilizou para o Museu um andar, na Rua dos Anjos em Lisboa, onde ainda hoje este se encontra instalado. Desde então, o Museu passou por diversas tutelas, encontrando-se, desde 1997, na dependência técni... [ Read all ]


Exhibitions

O acervo, onde existem algumas peças únicas em termos mundiais, é constituído, essencialmente, por colecções de:
· Filatelia (o Museu possui uma das mais importantes colecções do mundo sobre a temática do desporto);
· Cromofilia (cromos antigos e recentes das mais diversas modalidades);
· Cartofilia (cartões e postais sobre o tema desporto);
· Numismática (moedas), medalhistica e condecorações relacionadas com o desporto;
· Arte (pintura, estatuária, gravuras, taças e os mais diversos artefactos relacionados com desporto);
· Bibliografia antiga, os primeiros livros sobre desporto de Portugal e do mundo;
· Números um de jornais e revistas de desporto, bem como numerosas colecções de publicações sobre o tema;
· Material médico sanitário utilizado na medicina desportiva;
· Galhardetes, flâmulas, caixas de fósforos, etc.;
· Espólio de antigos desportistas e campeões portugueses (por doação Robalo Gouveia, Ribeiro dos Reis, António Martins);
· Humor no desporto (caricaturas, desenhos humorísticos, puzzles de Mordillo, Blachon e outros);
· Jogos, brinquedos infantis;
· Equipamentos e material desportivo.








Getting there

Numa das mais antigas e nobres zonas de Lisboa, onde se podem encontrar a Assembleia da República, a Basílica da Estrela, a Residência Oficial do Primeiro Ministro, o Instituto Superior de Economia e Gestão, a Fundação Mário Soares e várias Embaixadas, localiza-se o Centro de Estudos e Formação Desportiva, em edifício próprio com espaços dignos, tanto no aspecto de condições de trabalho como de prática desportiva.


Facilities

O Museu do Desporto, carecendo de instalações museológicas, encontra-se aberto a todo o tipo de iniciativas que visem promover e celebrar o desporto, sobre as suas mais variadas facetas, pelo que se encontra disponível a colaborar em exposições ou quaisquer iniciativas, em intercâmbio, podendo disponibilizar, para o efeito, as suas colecções, sempre que solicitado.PISCINA
A Piscina do CEFD é uma infraestrutura com características muito específicas, aberta ao público 14 horas por dia (8:00 às 22:00), onde os alunos das escolas, o cidadão comum, individual ou associativamente, têm uma instalação digna, moderna e funcional na via da aprendizagem e do lazer.
PAVILHÃO
Instalação inaugurada em 1 de Outubro de 1985, tem condições excepcionais para a prática de todas as modalidades de Pavilhão. Dadas as suas dimensões (48m x 23m x 12m) é das poucas infraestruturas desportivas, na cidade de Lisboa, que permite o treino de modalidades como a Ginástica Rítmica Desportiva e o Voleibol.


É apoiado por quatro balneários, encontrando-se aberto das 8:00 às 23:00.
GINÁSIO
É uma moderna infraestrutura, remodelada em 1996, com as dimensões de 11,70 m x 25,10 m, piso em madeira, com caixa de ar, óptimo para a prática de modalidades como Ginástica Aeróbica, Ginástica de Manutenção, Ballet, Artes Marciais, Ténis de Mesa, etc.
SALA de MUSCULAÇÃO
Com uma área de 115 m2 encontra-se dimensionado e vocacionada para o desenvolvimento da Condição Física, encontra-se apetrechada com material específico e é supervisionada por um técnico diplomado.
SAUNAS
O CEFD tem duas Saunas (Masculina e Feminina) apoiadas por uma sala onde se e...+ [ Read all ]


Museum internal and external photos (1)

Click on the images to enlarge



News and events

O Museu do Desporto, para além de perpetuar os grandes atletas e acontecimentos desportivos, tem características singulares em termos museológicos, pois integra no seu acervo, tudo o que esteja relacionado com a história do desporto, testemunhando, não só os acontecimentos, bem como a evolução do material desportivo, dos equipamentos, das técnicas, dos gestos, dos momentos, ao mesmo tempo que procura representar e perpetuar nas suas colecções o binómio Arte-Desporto, aspecto indissociável de um projecto museológico completo do desporto.