São Raimundo Nonato

Brazil



Address:
Centro Cultural Sérgio Motta, S/N Bairro Campestre
PI
CEP : 64770-000
Phone: (89) 3582-1612
Fax: (89) 3582-1612
Website: http://www.fumdham.org.br

Museu Do Homem Americano (FUMDHAM)

A Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) foi criada no ano de 1986 em São Raimundo Nonato, Estado do Piauí. Trata-se de uma entidade científica, filantrópica, sociedade civil (OSCIP), sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública estadual e federal e cadastrada no Conselho Nacional de Assistência Social.

Criada pelos pesquisadores de uma cooperação científica bi-nacional (França-Brasil). Uma equipe, inicialmente arqueológica, trabalha desde 1978 em pesquisas interdisciplinares. O tema de pesquisa foi definido como “A interação do Homem ao Meio, da pré-história aos dias atuais, no sudeste do Piauí”.

Há três décadas essa equipe científica estuda a região do Parque Nacional Serra da Capivara, constituindo um acervo de conhecimentos sobre a área.

A FUMDHAM atua formalmente ligada às instituições dos governos federal, estadual e municipal. No plano federal, a Fundação assinou um contrato de parceria com o IBAMA, visando a aplicação do Plano de Manejo do Parque Nacional Serra da Capivara. A fundação tem a responsabilidade técnico-científica da Unidade de Conservação e a aplicação da política de conservação e a vigilância.

A equipe de cientistas e técnicos tem vínculos com instituições universitárias e científicas com as quais a Fundação mantém convênios de cooperação técnico-científico.

A FUMDHAM é dirigida por uma Assembléia Geral que designa um Conselho Consultivo e Fiscal composto por cinco membros, e uma diretoria composta por um Diretor-Presidente, um Diretor Técnico-Científico e um Diretor Tesoureiro.


Permanent Collection

Museu do Homem Americano
A exposição permanente está baseada nos resultados obtidos em três décadas de pesquisas realizadas na região do Parque Nacional. Atualizada regularmente nela se integram as novas descobertas locais e os dados relacionados com a origem do homem e povoamento das américas, provenientes de pesquisas a nível mundial .

As contribuições de pesquisas interdisciplinares realizadas em torno ao tema da interação humana com o ambiente, da prè-história aos dias atuais complementam as informações permitindo assim um detalhamento maior sobe o modus vivendi dos grupos pré-históricos da serra da capivara.

O objetivo da exposição é resgatar as identidades culturais indígenas, na sua diversidade, nos diferentes momentos da pré-história através dos diferentes vestígios descobertos, para reconstituir sua cultura material e imaterial.










Facilities

Na primeira sala se apresenta uma síntese sobre as origens da espécie humana, sua dispersão e o povoamento do continente americano. São também consideradas as evoluções dos grupos humanos que viviam na região há mais de 100.000 anos. Essa temática geral é considerada no contexto das formações geológicas locais, cuja morfologia desenhou-se há 240 milhões de anos.

A seguir, a estrutura da exposição se organiza a partir de uma diferenciação cronológica e climática. Durante o Pleistoceno o clima da região é tropical-umido. Até hoje na parte norte do parque nacional existem espécies, animais e vegetais típicas da floresta amazônica, enquanto que, na parte sul as espécies são do bioma mata atlântica. Apenas no final do Pleistoceno, há cerca de 10.000-9.000 anos, e que o clima sofre transformações, com uma visível diminuição das chuvas. Mas até os anos 1981-1983 ainda havia rios que corriam na região, lagoas perenes. Mas o desmatamento das encostas acarretou um processo erosivo e os vales foram sendo preenchidos pela areia. A paisagem se torna típica do clima semi-árido atual. Duas salas mostram esta metamorfose. Na primeira, associada às características ambientais úmidas, se apresenta a origem das pinturas rupestres e os traços característicos desse tronco cultural. Na segunda, relacionados com o processo de desertificação, se apresentam os registros rupestres gravados e as informações sobre a evolução cultural dos povos que habitaram a região.
No salão superior, estão expostos os vestígios materiais que ilustram a tecnologia da morte. Organizados por grupos padronizados se reflete o desenvolvimento espiritual de povos...+ [ Read all ]


Museum internal and external photos (1)

Click on the images to enlarge



News and events

Acontece no próximo dia 23 de janeiro, a inauguração do Projeto "A Água e o Berço do Homem Americano", do Programa Petrobras Ambiental ... >> acesse o convite.

Confirmado: Macacos da Serra da Capivara NÃO morreram de febre amarela ... >> saiba mais .

Pesquisas com Fungos no Parque Nacional Serra da Capivara são levadas ao 5º Congresso Brasileiro de Micologia ... >> saiba mais.

Niéde Guidon recebeu o prêmio "TRIP Transformadores - 2007" ... >> saiba mais.

Niéde Guidon recebe o prêmio Fundação Bunge 2007 em São Paulo ... >> saiba mais.

Governo do Estado do Piauí reinaugura as obras do Aeroporto Internacional Serra da Capivara, em ato solene em São Raimundo Nonato ... >> saiba mais.


Education

A Fundação Museu do Homem Americano, iniciou em 2000 um trabalho pedagógico centrado em arte-educação, em horários extracurriculares, chamado PRO-ARTE FUMDHAM, uma parceria com o Instituto Ayrton Senna, premiado pelo Cidadão 21 ARTE. Esse programa é composto de três eixos: 1. formação de crianças e adolescentes em arte-educação nas diferentes linguagens artísticas; 2. arte e ciência em pesquisa; 3.Interartes, Festival Internacional Serra da Capivara.


Schools

Atualmente, se está priorizando a implantação do programa educacional em arte-educação para 150 educandos matriculados no PRO-ARTE. O principal objetivo visado é oferecer às crianças e adolescentes das comunidades rurais do entorno do Parque Nacional e da cidade de São Raimundo Nonato, oportunidades de escolhas conscientes, através de vivências em arte-educação. A meta procurada é de tirá-los da margem, e valorizá-los quanto cidadãos. As ações direcionadas ao desenvolvimento do projeto estão estruturadas em torno de dois eixos: o Formativo Básico (aulas semanais das diferentes linguagens artísticas, informática e reforço escolar para educandos) e o Formativo Rotativo (oficinas mensais, com convidados, para educandos e educadores).

O Pró-Arte FUMDHAM ainda conta com um programa de parceria com o Projeto Criança-Esperança (UNESCO - UNICEF).


Membership

Entre as instituições que já mantiveram parcerias com a fundação, destacam-se:

- Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro,
- Universidade Estadual de Campinas,
- Universidade do Estado de São Paulo, UNESP,
- Universidade Federal de Pernambuco,
- Universidade Federal do Vale do São Francisco;
- Universidade de São Paulo,
- Universidade Federal Rural de Pernambuco,
- Universidade Federal do Piauí,
- Université Claude Bernard (Lyon, França),
- Université Lumière (Lyon, França);
- Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (França);
- Centre de Géomorphologie e Laboratoire des Faibles Radioactivitiés do Centre National de la Recherche Scientifique (França);
- Consiglio Nazionale delle Ricerche (Itália);
- Texas A & M University, USA;
- University of Newcastle, Reino Unido.

Em 1978, recebeu financiamento da Ford Foundation do Brasil. Para os programas de desenvolvimento econômico e social a FUMDHAM contou com recursos da Cooperação Técnica da Itália, do FNMA, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do BNDES, do Ministério da Educação e do Ministério da Cultura. Os recursos que, permitiram nestes últimos anos a manutenção, vigilância e manejo do Parque Nacional foram proporcionados pela EMBRATEL, Telemar, Petrobrás, BNDES, Volkswagen e Correios, no quadro de um projeto de Mecenato do Ministério da Cultura. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal financiaram obras e instalações no Parque Nacional Serra da Capivara.