
Installation shot - Known Unknowns

Installation shot - Known Unknowns

Installation shot - Known Unknowns

Installation shot - Known Unknowns

Installation shot - Known Unknowns
Em 1991, um grupo de alunos encontrou alguns motores abandonados nos porões da Escola de Engenharia da UFRGS. Dentre eles, um raro motor estacionário Otto, hoje com 110 anos, uma verdadeira relíquia na história da mecânica. Os motores iriam ser sucateados; os alunos, então, interessaram-se em restaurá-los. Surgia assim o embrião do que viria a ser o Museu do Motor.
No início, os alunos encontraram grandes dificuldades para realizar seu trabalho, pois os motores se encontravam em péssimo estado de conservação e havia falta de recursos. Contando com o apoio empresarial (na forma de doações de ferramentas e material de oficina em geral), de associações como a Veteran Car Club do RS (doações de peças para os motores que viriam a ser restaurados), além do apoio de pessoas interessadas no trabalho, conseguiram, no dia 1º de setembro de 1994, inaugurar oficialmente o Museu do Motor, após seu reconhecimento legal em cartório.
Dessa época até os dias de hoje, o Museu do Motor ampliou sua gama de atividades através da criação da Oficina do Museu, da promoção de exposições de automóveis, da divulgação da engenharia mecânica para os alunos de ensino médio e fundamental, através de palestras e demonstrações, além de oferecer cursos de extensão para alunos da UFRGS. O Museu teve ainda, de 1997 até 2003, sua própria equipe de competição de mini baja, a “Otto Boys”, que participava das competições nacionais de construção e corrida de carros deste tipo.