Alfena

Portugal




Website: http://www.museudoouro.co

Museu Do Ouro

O Museu do Ouro de Travassos foi inaugurado no dia 3 de Março de 2001 e surge como resultado de um processo de valorização e de dignificação do trabalho artesanal do ouro. O projecto do Museu do Ouro remonta aos anos oitenta, mas assumiu uma forma mais activa a partir de 1993.

Desde então, tem vindo a promover uma série de actividades, como exposições, edições de brochuras, visitas guiadas e trabalho com escolas do concelho da Póvoa de Lanhoso.
A abertura ao público do Museu do Ouro, em Travassos, prende-se com o facto de esta freguesia ter ainda um número significativo de oficinas artesanais em funcionamento e vestígios arquitectónicos de muitas outras


Exhibitions

Oitenta trabalhos de filigrana de diplomados e alunos da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Matosinhos vão estar em exposição, em Belgrado, a partir do próximo dia 13 de Dezembro, disse hoje à Lusa fonte da instituição.
Subsidiada pelo Instituto Camões e apoiada pela Embaixada de Portugal na capital da Sérvia, a presente mostra, que estará patente no Museu de Artes Aplicadas de Belgrado, inclui um núcleo com peças tradicionais de Póvoa de Lanhoso, e um outro com jóias contemporâneas criadas por designers portugueses.
A filigrana é uma técnica delicada com reconhecida importância em Portugal, nomeadamente em Póvoa de Lanhoso, quer pela qualidade que apresenta, quer pelo elevado número de pessoas que se dedica a esta actividade.
Esta acção insere-se num conjunto de actividades, realizadas, anteriormente, em parceria pela ESAD e pelo Museu do Ouro de Travassos, com o objectivo de reanimar a filigrana.
Entre aquelas actividades destaque, nomeadamente, para a Exposição Internacional Itinerante Leveza/Reanimar a Filigrana (2004/2005) e ainda o Congresso Internacional/Concurso Internacional Reanimar a Filigrana (2007).
Os trabalhos que serão expostos em Belgrado foram elaborados por diplomados e de actuais alunos da ESAD/Matosinhos, nomeadamente Ana Andrade, Ana Sofia Guimarães, André Rocha, Carla Castiajo, Carla Gomes, Catarina Silva, Evelyn Silva, Inês Mendes, Inês Sobreira, José Carlos Marques e Liliana Guerreiro.
Mafalda Vale, Margarida Teixeira, Mariana Carmona, Marlene Meireles, Marta Campos, Marta Diogo, Raquel Bartosch, Rita Garcez, Sofia Sobreira, Suzana Rezende, Tiago Almeida, Vanessa Veríssimo e Vera Manzoni completam a li...+ [ Read all ]






Opening hours

HORÁRIO

Aberto aos fins-de-semana ou mediante marcação.
14.30h - 17.30h

FECHADO
1 de Janeiro
Sexta-feira Santa
Dia de Páscoa
25 de Dezembro


Getting there

Saír da A3 em Braga e seguir em direcção a Chaves. Doze quilómetros depois virar à direita em direcção à Póvoa de Lanhoso e, dali, seguir em direcção a Cabeceiras de Basto. Manter essa rota até encontrar (cerca de 7 Km depois) uma indicação, à esquerda, para Travassos. Virar para a aldeia e continuar na estrada de asfalto até encontrar, do lado esquerdo, o Museu do Ouro e a Casa de Alfena (1,5 Km depois do cruzamento).




Museum internal and external photos (1)

Click on the images to enlarge



News and events

A ligação de Travassos ao trabalho do ouro é o principal traço da sua identidade. O acumular de saberes ao longo de gerações e a partilha em família de inúmeros segredos resultaram numa forma singular de dar vida a objectos de filigrana.