Morro do Espelho

Brazil



Address:


Website: http://www.sinodal.com.br

Museu Escolar Professor Arnildo Hoppen

O Museu Escolar Professor Arnildo Hoppen foi criado em 19/05/96, por ocasião dos festejos dos 60 anos do Colégio Sinodal, fruto da necessidade de conservação, guarda de documentos, fotos e objetos significativos para a história da escola, do Morro do Espelho e por que não dizer de São Leopoldo.

Nossa primeira preocupação, o local, sempre nos impediu anteriormente de concretizar a idéia. Seria desfeita, quando nos foi cedido uma casa do antigo internatinho. Definido o local, começamos a procura pelos objetos. Enfim foram dois anos de muito trabalho, uma tarefa morosa tendo em vista o assunto e o tempo. Após a definição dass etapas de trabalho, pensou-se em um nome para o museu. Foi proposto Arnildo Hoppen em homenagem a um antigo professor, diretor de internato, diretor do Colégio por 25 anos e, além de tudo, um historiador. Uma homenagem justa! Ainda no ano de 96 recebemos a segunda parte da casa, pertencente ao internatinho, o que nos possibilitou expandir as salas por assuntos.



OBJETIVOS

"...entre os meios de comunicação, eu preferi os objetos..."
Georges Henri Rivière.

Nosso principal objetivo é transformar o museu em elemento ativo na tarefa de transmissão e conscientização do passado, permitindo que o acervo museológico possa cumprir seu papel de ator, no teatro da memória, ajudando na sua recomposição e compreensão.

Propomo-nos a utilizar bens culturais ( consagrados e não consagrados) como recursos no processo de transmissão de conhecimentos, desenvolvendo projetos educativos para a conscientização do passado e do presente. Desse modo, ... [ Read all ]


Permanent Collection

ACERVO

Mobiliário

O museu conta com objetos dos mais variados que retratam o cotidiano da escola ao longo dos anos. Nos seus diversos ambientes o visitante pode vislumbrar a reconstituição da antiga cozinha do internato, cadeiras e classes que faziam parte das antigas salas de aula, mobiliários dos antigos internatos (camas, armários e baús) que retratam os antigos dormitórios e a enfermaria. Além disso, móveis que compunham setores da administração e salas de recepção.

FOTOS

Contamos com mais de 5 mil fotos inteiramente à disposição do público, compondo um rico e diversificado acervo visual. O museu do Sinodal espelha a preocupação germânica em registrar fatos relevantes de sua história.

Desde a limpeza do terreno para a construção da escola a fotografia vem registrando costumes, hábitos e fatos ocorridos no âmbito do Morro do Espelho.

Em nosso museu as fotografias são guardadas, classificadas e expostas para que possam ser vistas, admiradas e estudadas. Sim, porque as fotos, como os documentos escritos, são importantes fontes de pesquisa histórica e nos ajudam a reconstituir uma época.


Banquinho Indígena - esculpido em madeira e decorado.

Nelas podemos perceber o registro de momentos significativos em que pessoas, fatos e paisagens foram selecionados entre outras coisas que estavam ao seu redor.

Observe essas duas fotos que representam os ideais de educação e desporto! Algo super valorizado no Sinodal ao longo dos anos

Jovens na sala de Educação Física . O ângulo da foto destaca a harmonia existente entre os alunos. A escolha realça o aspecto atlético dos jovens, obtido pelo exercício físico: "mente...+ [ Read all ]


Exhibitions

EXPOSIÇÕES

Permanentes
# Propicia ao visitante uma visão da evolução histórica da instituição através das fotos e dos objetos.

Temporárias
# Exposições serão permanentemente realizadas ao longo do ano e tratam das diferentes temáticas de interesse da comunidade escolar.






Opening hours

HOR






Museum internal and external photos (1)

Click on the images to enlarge



Schools

ÁREA DE CIÊNCIAS

O Colégio Sinodal, desde os tempos do Ginásio Sinodal, sempre destacou-se pela grande qualidade de ensino na área de Ciências. Desde o início esteve presente a preocupação não só com o ensino do conhecimento científico bem como o gosto pela Ciência.

Muitas das peças do acervo desta área são fruto de excursões que solidificaram os laços de união dos então internos entre si e com seus mestres que certamente lhes legaram o espírito científico, investigativo e aventureiro que até os dias de hoje moveu os progressos da espécie humana.

Este acervo é uma amostra do empenho desta instituição na formação científica de seus alunos e contém peças de grande valor informativo e sentimental. Desde um antigo aparelho de Raios X, um dos primeiros de São Leopoldo, até uma interessante coleção de rochas. Aqui está um pouco desta escola!