Brasília.

Brazil



Address:
SAS – Quadra 05 – Lote 02 – Bloco N - Edifício OAB – Térreo. Asa Sul. .
DF
70438-900
Phone: (61) 3316-9000 / 3316-901
Fax: (61) 3316-9632
Website: http://www.oab.org.br/esp

Museu Histórico Da OAB

Inaugurado em 15 de setembro de 2003, na gestão do Presidente Rubens Approbato (2001-2004), o Museu Histórico da OAB é a concretização de um projeto que visa divulgar a importância da Ordem dos Advogados do Brasil, como uma das principais entidades da sociedade civil que se comprometeu a lutar - desde sua criação em 18 de novembro de 1930 - pelo pleno funcionamento da Justiça e do Estado Democrático de Direito. O acervo do Museu é composto por documentos, objetos e fotografias que registram não só a história da entidade, como a trajetória da organização profissional da advocacia no país, iniciada desde a fundação do Instituto dos Advogados Brasileiros- IAB em 1843. Com intuito de abarcar esta trajetória de forma mais didática e pedagógica, o Museu Histórico possui uma Linha do Tempo destacando os eventos marcantes da história da instituição e sua correlação com fatos de cada época. O espaço também abriga a reprodução da petição original do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, assinado pelos presidentes da OAB e da ABI, bem como as fotografias da caminhada cívica que marcou a entrega do documento na Câmara dos Deputados. Sob a guarda do Museu se encontra a mesa da funcionária Lyda Monteiro da Silva, vitimada em atentado terrorista por carta bomba endereçada ao Presidente do Conselho Federal da OAB em 27 de agosto de 1980. Algumas das principais obras de Rui Barbosa, patrono dos advogados brasileiros, estão presentes no Museu, bem como o Prêmio Medalha Rui Barbosa, criado para homenagear personalidades que prestaram importantes serviços à causa do Direito e da advocacia. Outros ilustres advogados que tiveram impo... [ Read all ]


Exhibitions

Solicitamos aos advogados e cidadãos que porventura quiserem contribuir para o acervo do Museu Histórico da OAB, através da doação de fotos, documentos ou objetos que fizeram parte da História da instituição ou da advocacia brasileira, favor enviar material para nosso endereço, registrado ao final da página, aos cuidados da historiadora Cristina Britto, responsável pelo Museu. Todas as doações passarão por um processo de avaliação do Conselho Curador antes de serem expostas no acervo. Aquelas que forem consideradas inapropriadas, serão devolvidas aos respectivos remetentes.






Opening hours

As visitas de grupos devem ser previamente agendadas pelos telefones (61) 3316.9610/9050 ou pelo e-mail: museu@oab.org.br




Facilities

Vagas exclusivas no estacionamento. elevadores com cabine e portas de entrada acessíveis para pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.


Museum internal and external photos (4)

Click on the images to enlarge



News and events

O Museu Histórico da OAB foi inaugurado em 2003 com o objetivo de resgatar; preservar o acervo histórico de seus membros, bem como daqueles que se dedicaram à profissão jurídica. Tem também o propósito de valorizar; prestigiar; divulgar a importância do Direito e da entidade no panorama histórico nacional.