Rio de Janeiro

Brazil



Address:
Praça da República, 45. Centro
CEP 20.211.350
Phone: 3399-4030
Website: http://www.museu.cbmerj.r

Museu Histórico Do Corpo De Bombeiros Militar Do Estado Do Rio De Janeiro

Bem-vindo ao Site do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, ele foi criado com o objetivo de dar publicidade aos registros históricos de nossa Corporação, possibilitando uma visão singular sobre o seu acervo museológico.

Contamos com sua participação pelo canal de sugestões, disponível neste Portal. Sua opinião é muito importante para nós.

Grato por sua visita,

Alexandre Nunes Sales - Ten-Cel BM
Administrador do Museu Histórico do CBMERJ


Permanent Collection

Sousa Aguiar
Moraes Antas
Anacletos de Medeiros




Cost

A entrada é franca e há disponibilidade para estacionamento.


Opening hours

Horário de Atendimento:
Terça-feira a sexta-feira, das 09:00hs às 18:00hs.


Visita Individual

De terça-feira à sexta-feira das 09h00min às 18h00min, sem a necessidade de agendamento prévio.


Visita Guiada

De terça-feira à sexta-feira das 09h00min às 18h00min, para grupos de até 50 pessoas, Escolas Públicas ou Particulares, Universidades, grupos de Terceira Idade, Órgãos Públicos ou Instituições Privadas. Agendamento prévio realizado telefone (21) 3399-4030.






Museum internal and external photos (1)

Click on the images to enlarge



News and events

Corpo de Bombeiros participa de encontro de museus militares

Publicado em 27/11/2007
Seção: Geral


O Museu Histórico do Corpo de Bombeiros participou do 3º Encontro de Museus de Cultura Militar, realizado no Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica, no III Comando Aéreo Regional - Centro. Sob o tema “O público é o alvo”. O evento teve como objetivo debater a qualidade da comunicação entre o público e os museus militares do Brasil, além de incentivar o intercâmbio no setor.


− É uma excelente oportunidade de discutir ações, práticas e metodologias que permeiam as relações entre as instituições e seus freqüentadores – esclareceu o museólogo do Corpo de Bombeiros, Sr. Abílio Agueda.


A programação incluiu palestras, como a apresentada pelo Administrador do Museu do CBMERJ, Tenente-Coronel BM Alexandre Nunes Sales, sobre a revitalização do espaço. Também fizeram parte da programação o lançamento do Guia Brasileiro de Museus de Cultura Militar, visitas e workshops sobre o uso do marketing na promoção cultural de museus e a qualidade de atendimento ao público.


O Museu do Corpo de Bombeiros existe desde 1977. Inicialmente, situava-se no Quartel do Méier, sendo transferido para o Quartel do Comando-Geral no ano de 1995, e instalado na área das antigas oficinas da Corporação. No ano de 2006, o Museu recebeu uma significativa revitalização, sendo reinaugurado no dia 2 de julho – Dia do Bombeiro Brasileiro. Em seu acervo, estão viaturas históricas dos séculos XIX e XX, capacetes utilizados por bombeiros de vários países e outras relíquias.+ [ Read all ]


Groups

Visita Guiada

De terça-feira à sexta-feira das 09h00min às 18h00min, para grupos de até 50 pessoas, Escolas Públicas ou Particulares, Universidades, grupos de Terceira Idade, Órgãos Públicos ou Instituições Privadas. Agendamento prévio realizado telefone (21) 3399-4030.