Rio de Janeiro, RJ

Brazil



Address:
Av. Rio Branco, 199 - Centro, Rio de Janeiro, RJ
Rio de Janeiro, RJ
Cep: 20040-008
Phone: (21) 2240-0068
Fax: (21) 2262-6067
Website: www.mnba.gov.br

Museu Nacional De Belas Artes

O acervo do Museu Nacional de Belas Artes teve origem no conjunto de obras de arte trazido por D. João VI de Portugal, em 1808, ampliado alguns anos mais tarde com a coleção reunida por Joachin Lebreton, que chefiou a chamada Missão Artística Francesa, formando a mais importante pinacoteca do país. Este núcleo original foi enriquecido com importantes incorporações ao longo do século XIX e início do século XX. Com a construção da nova sede da Escola Nacional de Belas Artes, em 1908, projeto do arquiteto Moralles de los Rios, este acervo passou a ocupar parte do novo prédio, sendo o Museu criado oficialmente em 13 de janeiro de 1937. Atualmente, o Museu oferece ao público mais de 6.733,84 m² de áreas de exposição e suas reservas técnicas, atualmente recuperadas, ampliadas e modernizadas ocupam agora um espaço de 1.797,32 m² no andar térreo do predio. Atravessa um processo de recuperação de suas fachadas e cúpulas.


Permanent Collection

O acervo do Museu Nacional de Belas Artes conta atualmente com 16.088 peças. Compõe esse acervo obras de Pintura, Escultura, Desenho e Gravura brasileira e estrangeira dos séculos anteriores até a contemporaneidade, além de reunir um segmento significativo de Arte Decorativa, Mobiliário, Gliptíca, Medalhística, Arte Popular e um conjunto de peças de Arte Africana. Para ilustrar essa página foram selecionados dez destaques de cada coleção que serão periodicamente trocados proporcionando assim ao visitante uma visão panorâmica da história das artes visuais no Brasil.


Previous Exhibitions

Em abril, a peça em destaque no Museu Nacional de Belas Artes é uma gravura do artista alemão Gottbardt-Johann Kuehl. A obra foi escolhida pela sua indiscutivel qualidade, revelada, sobretudo, após a sua recente restauração. Em exposição a partir do dia 3.

A obra integra o projeto Peça do mês, sempre destacando o acervo do museu




Cost

A partir do dia 20 de março, a visitação ao Museu será gratuita


Opening hours

Horário de visitação: Terça a sexta das 10h às 18h, sábados das 13h às 18h.




Facilities

Biblioteca/Mediateca Araújo Porto Alegre
Especializada em Artes Plásticas dos séculos XIX e XX, a biblioteca
além de reunir obras raras e uma importante coleção de periódicos, monografias, catálogos de exposições (nacionais e estrangeiras), integra seu acervo o arquivo histórico do MNBA e nele são encontrados documentos e fotografias que registram a história da instituição desde a Academia Imperial de Belas Artes, incluindo acervos pessoais de alguns artistas. Em 2002, através do Programa de Apoio aos Museus, a Fundação Vitae patrocinou a reestruturação e a informatização da Biblioteca, proporcionando a aquisição de equipamentos de informática, e a implantação de um novo software, Argonauta, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados.


Serviços oferecidos:
- consulta no local
- empréstimo de material audiovisual (slides e fitas de vídeos),
imprimir o formulário
- levantamento de informação bibliográfica
- orientação à pesquisa
- empréstimo entre bibliotecas
- horário de atendimento - segunda a sexta das 10h às 17h
Café Belas Artes
Localizado na Galeria de Moldagens I, o Café fica aberto durante o horário de funcionamento do Museu.


Museum internal and external photos (2)

Click on the images to enlarge



News and events

O Departamento de Conservação e Restauração do Museu Nacional de Belas Artes é responsável pela formulação de políticas institucionais voltadas ao controle técnico dos espaços e equipamentos de guarda, proteção e segurança do acervo, às ações de caráter preventivo, tais como controle climático de salas de exposição e reservas técnicas, e às intervenções restauradoras. O Departamento compreende os Laboratórios de Conservação e Restauração de Pintura e Papel, as Reservas Técnicas e a Oficina de Molduras e Gesso.


Education

A área de Educação tem por objetivo discutir e elaborar ações educativas de caráter não-formal para os diversos segmentos da sociedade organizada, em especial com os professores das redes pública e privada do ensino fundamental, médio e superior, no sentido de viabilizar um maior entendimento do patrimônio cultural brasileiro em exposição permanente e temporária. Das ações planejadas pela área de Educação destaca-se o curso de atualização para professores centrado na discussão das práticas pedagógicas desenvolvidas em museus de arte, bem como seminários e encontros promovidos em parcerias com outras instituições.

OFICINA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

Objetivo: dialogar com questões relativas a elaboração e execução de ações educativas que visem um melhor aproveitamento pedagógico do acervo.
Início: 14 de abril
Dia: Todo o primeiro sábado de cada mês até novembro de 2007
Horário: 13:30 às 17:30 horas.
Público Alvo: educadores(as) e demais profissionais da área.

Atenção: solicitamos agendamento prévio na Seção Educativa pelo telefone: 2240-0068 ramal 23 ou por e-mail: educacao@mnba.gov.br