São Paulo

Brazil



Address:
Parque da Independência, s/n.º - Ipiranga - Caixa Postal 42.403 -
São Paulo
Phone: (011) 6165-8000
Fax: (011) 6165-8051/6165-8054
Website: http://www.mp.usp.br/

Museu Paulista

Poucos meses após a proclamação da Independência, em 7 de setembro de 1822, surgiu a primeira proposta ¾ seguida de inúmeras outras ¾ de erigir um monumento à Independência do Brasil no próprio local onde ela havia sido proclamada, às margens do riacho do Ipiranga. Por falta de verbas e de entendimentos quanto ao tipo de monumento a ser erigido, é somente após sessenta e oito anos da proclamação que a idéia se concretiza, com a inauguração do edifício-monumento, em 1890.
Em 1884 é contratado, como arquiteto, o engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi, que, no ano anterior, havia apresentado o projeto de um monumento-edifício para celebrar a Independência. O estilo arquitetônico adotado, o eclético, havia muito estava em curso na Europa e viria marcar, a partir do final do século XIX, a transformação arquitetônica de São Paulo. Valendo-se de uma das principais características do ecletismo ¾ a recuperação de estilos arquitetônicos históricos ¾ Bezzi utilizou, de forma simplificada, o modelo de palácio renascentista para projetar o monumento.


Exhibitions

Atualmente, as exposições do Museu Paulista estão passando por um processo de reformulação, de acordo com o Plano Geral de Exposições, estabelecido pela equipe técnico-científica da instituição. As mudanças estão se dando tanto nas linhas conceituais de História e Museologia, como na revitalização dos acervos por meio de trabalhos de conservação e restauração.

O Plano Geral define a organização dos acervos, nas três principais alas de exposição, segundo as três linhas de pesquisa às quais o Museu se dedica.

No andar térreo, a Ala Oeste aborda, sob o prisma da História do Imaginário: os Descobrimentos; as viagens no período colonial; a São Paulo das igrejas, a capital administrativa e o espaço urbano em meados do século XIX.

No andar superior, a Ala Leste, girando em torno do Universo do Trabalho: a maquete do edifício, de 1885-1890, como objeto técnico; a ligação São Paulo-Santos na "era do café"; a São Paulo do comércio na virada para o século XX; o acervo de mobiliário sob a óptica de sua confecção.

Na Ala Oeste do andar superior, aspectos de Cotidiano e Sociedade: o espaço doméstico no final do século XIX e início do XX e numa segunda parte, os anos 1920 a 1950 em São Paulo.

Além dessas áreas, estão previstas: no andar térreo, uma Galeria dedicada à instalação ou fomento de serviços públicos na cidade de São Paulo no final do século XIX (Corpo de Bombeiros, Serviço Sanitário, Iluminação etc.), uma exposição permanente sobre a modernidade na virada para o século XX, tendo, como eixo, Santos Dumont e uma área de exposições temporárias. No subsolo, exposições rotativas de acervos ...+ [ Read all ]




Cost

Ingresso: R$ 2,00


Opening hours

Terça a domingo, das 9h00 às 17h00.
2008

MÊS: Janeiro
DIA: 01 (Terça-feira - Ano Novo )

Entrada gratuita:

* No terceiro domingo de cada mês

* Para menores de 6 anos e para maiores de 60 anos

Biblioteca

Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 16h45.
Telefone: 6165-8012 - Fax: 6165-8030


Getting there

ÔNIBUS:

478P . IPIRANGA-POMPÉIA
4504 . JARDIM PREVIDÊNCIA- PARQUE DOM PEDRO II.
4508 . JARDIM CELESTE- PARQUE DOM PEDRO II.
4506 . JARDIM CELESTE- PARQUE DOM PEDRO II.
4631 . JARDIM MARIA ESTELA- PRAÇA DA REPÚBLICA.
4113 . GENTIL DE MOURA- PRAÇA DA SÉ.
364P . JARDIM ITÁPOLIS-SACOMÃ.
4706 . JARDIM MARIA ESTELA II- VILA MARIANA
4522 . VILA VERMELHA-PARQUE DOM PEDRO II
4205 . HELIÓPOLIS-PRAÇA DA REPÚBLICA




Museum internal and external photos (1)

Click on the images to enlarge



News and events

Música no Museu
Programação 2º semestre de 2007.
12 de agosto – Tadeu Borges – piano
26 de agosto – Coral Jovem do Estado – Reg Naomi Munakata
16 de setembro – Orquestra da Sociedade Pró-Música Sacra de São Paulo Solista Piano – Vânia D’Angelo.
30 de setembro – Vocal ULM
14 de outubro – sem programação
28 de outubro – sem programação
11 de novembro – sem programação
25 de novembro – Madrigal do IA-UNESP – Reg. Victor Gabriel.
09 de dezembro – Orquestras da Escola Waldorf Rudolf Steiner.
16 de dezembro – Concerto de Natal.


Education

O Museu Paulista promove cursos, seminários e outros eventos, bem como realiza prestação de serviços à comunidade, atendendo a instituições, pesquisadores, professores, estudantes e público em geral. Presta assessoria e consultoria.

Faz a distribuição de publicações da Instituição: Anais do Museu Paulista: História e Cultura material; Cadernos de História de São Paulo e Cadernos Pedagógicos e de outros produtos. Entre estes destacam-se os Cartões Postais, os CD-Roms " O Pátio do Colégio e a fundação da cidade de São Paulo" e " Militão de Azevedo e a cidade de São Paulo" e as fitas de vídeo "São Paulo Antiga: uma encomenda da Modernidade" e "Museu Paulista da USP" (vídeo institucional).

Integram a Divisão de Difusão Cultural os seguintes orgãos:

Assessoria a imprensa
Expedição
Laboratório de Fotografia
Cursos e Atividades de Cultura e Extensão Universitária

e-mail: dcultmp@usp.br