São Paulo

Brazil



Address:
Rua Roberto Simonsen, nº 136-B, Páteo do Colégio
SP
Phone: (011) 606 2218
Website: http://www.prodam.sp.gov.

Solar Da Marquesa De Santos

Por suas características arquitetônicas, supõe-se que este edifício seja um remanescente da última metade do século XVIII. Sabe-se que em 1834 foi adquirido por D. Maria Domitilia de Castro Canto e Mello, a Marquesa de Santos, que o transformou numa das residências mais aristocráticas de São Paulo, passando a ser conhecido também como Palacete do Carmo.
Considerado como o último exemplar de arquitetura residencial urbana do século XVIII, o Solar foi, no entanto, submetido a diversas mudanças de uso e a várias reformas, recebendo sucessivos acréscimos.
A sua atual feição neoclássica data, presumivelmente, da segunda metade do século XIX, tendo seu anexo sido construído em etapas durante as décadas de 30 e 40 deste século.
A partir de 1975, passou a abrigar as atividades da Secretaria Municipal de Cultura. Interditado em 1984 por motivos de segurança, somente em 1991 o Solar foi submetido a um processo de restauro envolvendo um trabalho especializado de prospecção arqueológica, consolidação e restauração das paredes de taipa, pinturas murais, portas, janelas, pisos, forros, fachadas, cobertura e iluminação.


Permanent Collection

Exposição Permanente: 1797/1997 - 200 Anos de Domitilia, a Marquesa de Santos

Resumo: A vida da Marquesa, contada de várias maneiras, está cheia de episódios que escapam de sua pureza original ou das circunstâncias verdadeiras em que se desenrolaram, naturalmente por motivos ou pormenores não registrados na época. Visando esclarecer as dúvidas dos visitantes do Solar da Marquesa e aproveitando os 200 anos de nascimento e os 130 anos de sua morte, foi montada esta exposição permanente sobre esta instigante personagem de nossa História.


Exhibitions

Atividades: Exposições permanentes e temporárias, consulta ao Arquivo de Negativos, Projeto 3ª Idade, Serviço Educativo, atividades voltadas à preservação do patrimônio histórico e cultural paulistano, projeção de vídeos e apresentações musicais.






Opening hours

Horário: De terça a domingo, das 9:00 às 17:00 hs






Museum internal and external photos (1)

Click on the images to enlarge



News and events

O Projeto Terceira Idade, que acontece no Solar da Marquesa de Santos, oferece a idosos moradores na cidade de São Paulo a possibilidade de se reunirem com a finalidade de resgatar memórias da vida na cidade e suas transformações. A programação é feita por semestre e consta de seminários sobre bairros da cidade, palestras sobre assuntos de interesse do grupo, curso "Primeiros Passos", estudo e discussão de textos referentes à degradação do meio ambiente e sobre os espaços perdidos durante o crescimento da cidade, qualidade de vida na terceira idade, etc. A equipe de História Oral participa deste projeto documentando as reuniões através de fotos e vídeos e da gravação de depoimentos sobre histórias de vida e impressões sobre a cidade, com o objetivo de divulgar futuramente este trabalho através de exposições e publicações. Além dessas reuniões, dentro do Projeto "Lembrança de São Paulo" são organizados mensalmente passeios ou visitas programadas sugeridas pelo grupo ou de acordo com a oferta cultural da cidade, sempre procurando enriquecer a vivência dos participantes.


Education

O Serviço Educativo busca ampliar seu raio de atuação, bem como os recursos necessários para o desenvolvimento de projetos que têm como objetivo central o fortalecimento da memória social, com ênfase nas dimensões histórica, arquitetônica, artística e ambiental. Para tanto, são empreendidos esforços no sentido de concretizar parcerias com institutos culturais, fundações e museus, articulando, assim, a esfera pública com a esfera privada. Neste sentido, o Instituto Cultural Itaú tornou-se nosso parceiro sistemático, através do Arquivo de Negativos, com o projeto "Fotografia e Cidade: um resgate do cotidiano de São Paulo" que tem por objetivos:
Dar subsídios ao professor para que possa produzir atividades em sala de aula que motivem trabalhos em equipe através de um olhar atento e reflexivo sobre a cidade.
Redescobrir a cidade através deste olhar pelos trajetos fotográficos, transformando-o em estímulo à produção de novos temas de reflexão.
Contribuir para a observação da paisagem urbana e sua transformação espacial a partir de registros fotográficos.
Contribuir para uma leitura interpretativa da imagem fotográfica que fixa a memória da cidade a partir da intencionalidade de quem produz o registro.

Telefone: (011) 3105-0991


Groups

O Projeto "Lembrança de São Paulo" organiza mensalmente passeios ou visitas programadas a pontos históricos, sugeridos pelo grupo de Terceira Idade ou de acordo com a oferta cultural da cidade, sempre procurando enriquecer a vivência dos participantes.
Telefone: (011) 606 2218