Rio de Janeiro

Brazil



Address:
Rua Ramiro Magalhães, 521 - Engenho de Dentro
CEP 20730-460 - Rio
Phone: (55 21) 3111 7471
Fax: (55 21) 3111 7465
Website: http://www.museuimagensdo

Museu De Imagens Do Inconsciente

O Museu de Imagens do Inconsciente teve origem nos ateliês de pintura e de modelagem da Seção de Terapêutica Ocupacional, organizada por Nise da Silveira em 1946, no Centro Psiquiátrico Pedro II. Aconteceu que a produção desses ateliês foi tão abundante e revelou-se de tão grande interesse científico e utilidade no tratamento psiquiátrico que pintura e modelagem assumiram posição peculiar.

Daí nasceu a idéia de organizar-se um Museu que reunisse as obras criadas nesses setores de atividade, a fim de oferecer ao pesquisador condições para o estudo de imagens e símbolos e para o acompanhamento da evolução de casos clínicos através da produção plástica espontânea. Em 20 de maio de 1952 foi inaugurado o Museu de Imagens do Inconsciente, numa pequena sala. Em 28 de setembro de 1956 passou a ocupar mais amplas instalações inauguradas com a presença dos ilustres psiquiatras Henry Ey, Paris; Lopez Íbor, Madrid; e Ramom Sarró (Barcelona) que se encontravam no Rio a convite da Universidade do Brasil. Já naquela data, segundo o professor Lopez Íbor, o Museu de Imagens do Inconsciente “reunia uma coleção artística psicopatológica única no mundo”.

O Museu não cessou de crescer. Diretamente vinculado aos ateliês de pintura e de modelagem, recebe cada dia novos documentos plásticos. Seu acervo reúne atualmente cerca de 300 mil documentos entre telas, pinturas, desenhos e modelagens.

O Museu é um centro vivo de estudo e pesquisa sobre as imagens do inconsciente, aberto aos estudiosos de todas as escolas psiquiátricas.
No dia 7 de junho de 1978 Ronald Laing deixou escrito que o trabalho ... [ Read all ]


Permanent Collection

Coleções Principais
Adelina Gomes
Artur Amora
Carlos Pertuis
Fernando Diniz
Isaac Liberato
Octávio Ignácio
Raphael Domingues
Emygdio de Barros


Exhibitions

Visite a exposição

Nise da Silveira - Caminhos de uma Psiquiatra Rebelde



Setores e Serviços

Administração

Clínico-assistencial
- Ateliê de Pintura
- Ateliê de Modelagem/Jardinagem
- Atendimento médico (clínico)

Ensino, Pesquisa e Divulgação
- Cursos e exposições internas e externas
- Publicações e documentários
- Elaboração e coordenação de projetos
- Biblioteca Nise da Silveira
- Grupo de Estudos - reuniões às 3ªs. feiras, 11 horas

Reserva Técnica
Acervo de obras em papel
Acervo de telas
Acervo de modelagens
Acervo de documentação escrita

Visitação Pública
- 2ª a 6ª das 9 às 16 horas - entrada franca
- Visitas guiadas para grupos mediante agendamento

Equipe

Diretor
Luiz Carlos Mello

Coordenadora de projetos
Gladys Schincariol

Setor de Pesquisa e Divulgação
Eurípedes Júnior






Opening hours

Visitas: 2ª. a 6ª. das 9 às 16 horas - Entrada Franca
Visitas orientadas mediante agendamento


Getting there

O Museu de Imagens do Inconsciente fica no Instituo Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira (antigo Centro Psiquiátrico Pedro II).

Como chegar:

De carro , pela Linha Amarela:

Vindo da Barra (sentido Av. Brasil): Linha Amarela, saída 2, após o sinal o portão do Instituto Nise da Silveira, onde fica o Museu, estará à sua esquerda. Falar com o vigilante que vai dirigir-se ao Museu.

Sentido Barra - Saída 2:, entrar à esquerda no 1º sinal (Rua Borja Reis), no 4º sinal de novo à esquerda (Rua Adolfo Bergamini), entrar na terceira rua à esquerda (Rua Ana Leonídia), 2º sinal à esquerda (Rua Dois de fevereiro), 1º sinal à esquerda, estará na rua Ramiro Magalhães, o portão do Instituto à direita. Informar o vigilante que vai para o Museu.

De ônibus

249 - Carioca Água Santa
Pegar na Av. Rio Branco antes da Rua da Carioca ou na Rua da Carioca/Pça. Tiradentes/Central/Pç. da Bandeira. Descer na Rua Bernardo: O ponto fica em frente ao Museu.

Frescões: Engenho de Dentro (Viação Matias) Rua Nilo Peçanha - Centro
Descer em frente ao Instituto Nise da Silveira

Rua Ramiro Magalhães, 521 - Engenho de Dentro
CEP 20730-460 - Rio de Janeiro
Telefone (55 21) 3111 7471 Fax (55 21) 3111 7465
Diretor: Luiz Carlos Mello




Museum internal and external photos (1)

Click on the images to enlarge



News and events

7 ARTISTAS DE ENGENHO DE DENTRO
Conjunto cultural da Caixa
Brasķlia, de 1 a 30 de setembro


ARQUEOLOGIA DA PSIQUE
Realizaēćo:
Nścleo Psicanalķtico de Aracaju
Sociedade Semear
De 8 a 30 de setembro

Universidade Católica de Pernambuco
De 16 a 28 de Outubro


CURSO O MUNDO DAS IMAGENS

Conjunto Cultural da Caixa – Brasķlia
De 15 a 17 de setembro

Nścleo Psicanalķtico de Aracaju
28 a 30 de setembro

Universidade Católica de Pernambuco
26 a 28 de Outubro


FAQ's

Visite a exposição

Nise da Silveira - Caminhos de uma Psiquiatra Rebelde



Museu

Inconformada com os métodos violentos de tratamento psiquiátricos como o eletrochoque, o coma insulínico, a lobotomia, a psiquiatra Nise da Silveira encontra na terapêutica ocupacional uma forma de tratamento para os usuários de saúde mental.

Funda então, em maio de 1946, a Seção de Terapêutica Ocupacional no antigo Centro Psiquiátrico Nacional do Rio de Janeiro, atual Instituto Municipal Nise da Silveira. A produção dos ateliês de pintura e de modelagem foi tão abundante e revelou-se de tão grande interesse científico e utilidade no tratamento, que deu origem, em 1952 ao Museu de Imagens do Inconsciente.

Atualmente seu acervo contém mais de 350 mil obras entre pinturas desenhos, modelagens, xilogravuras, e é no gênero, uma das maiores e mais diferenciadas coleções do mundo.

Além do reconhecimento do valor artístico do acervo pelos artistas e críticos de arte o Museu realizou ao longo de sua existência mais de 100 exposições no Brasil e no exterior, dando maior ênfase ao aspecto científico da coleção. Essas exposições sempre atraíram grande público, seja pelo fascínio das formas como também pela revelação do inconsciente.

As imagens produzidas no ateliê levantam questões, interrogações que não encontram resposta na formação psiquiátrica acadêmica. Essas questões impulsionaram a Dra. Nise para a busca de conhecimento e aprofundamento dos processos que se desdobravam no interior daqueles indivíduos, revelados através das imagens e símbolos.

O Museu vem divulgando esses conhecimentos acumulados ao longo de sua ex...+ [ Read all ]


Education

Grupo de Estudos

Desde julho de 1968 funciona como atividade do Museu um Grupo de Estudos que tem por principal objetivo o acompanhamento do processo psicótico através de imagens apresentadas em exposições. Este Grupo tem caráter marcadamente interdisciplinar, o que permite troca constante entre experiência clínica, conhecimentos teóricos de psicologia e psiquiatria, antropologia cultural, história, arte e educação.
O Grupo reúne-se com regularidade às terças-feiras, as 10:30 da manhã e está aberto a todos os interessados.


Groups

Visitas: 2ª. a 6ª. das 9 às 16 horas - Entrada Franca
Visitas orientadas mediante agendamento


Membership

Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente

A Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente é uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada para incentivar e apoiar as iniciativas científicas e culturais do Museu de Imagens do Inconsciente. Fundada em 1974, a SAMII teve a honra de contar em seus quadros ao longo desses anos, com a participação de importantes personalidades do cenário cultural e científico do Brasil.

A Sociedade tem como objetivo:
Difundir experiências e resultados das atividades técnico-científicas empreendidas pelo Museu de Imagens do Inconsciente bem como incentivar estudos e pesquisas correlatas.

Promover exposições, dentro e fora do espaço formal do Museu, cursos, conferências, palestras e debates, sessões cinematográficas ou dramáticas, audições musicais, concertos e outras realizações de ensino e informação audiovisual.

Editar livros, revistas, catálogos, cartões e dispositivos.

Para consecução dos seus fins, a Sociedade vem celebrando convênios com outras entidades, quer públicas, quer privadas: FINEP, Ministério da Cultura, Ministério da Educação, RIOARTE, IBM, FUNARTE, entre outros, Como resultado, essas ações permitiram ao Museu a realização de diversas iniciativas didático-científicas: exposições em diversos locais do Brasil e no exterior, publicações, documentários, vídeos e filmes, cursos, além de per-mitir a aquisição de equipamentos e materiais para suas diversas atividades.

A SAMII é o instrumento pelo qual a sociedade civil como um todo pode apoiar este importante trabalho científico-cultural. Nesse sentido, estamos organizando um cadastro de pessoas in...+ [ Read all ]