Lisboa

Portugal



Address:
Largo Trindade Coelho (1200-470 Lisboa)
Apartado 2059 1102-
Phone: (351) 213 235 065 / (351)
Fax: (351) 213 23 5060
Website: www.scml.pt

Santa Casa Da Misericórdia De Lisboa

A primeira apresentação pública do acervo artístico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa teve lugar no ano de 1898, por ocasião das comemorações do 400° aniversário da Instituição, ano em que simultaneamente se comemorava, em Lisboa, a chegada de Vasco da Gama à Índia, tendo sido a área do Chiado um dos principais pólos de atracção destas comemorações, o que, indirectamente terá contribuído para o sucesso da mostra.

Nesta ocasião foram apenas apresentadas as alfaias e paramentos do Tesouro da Capela de São João Baptista, encomendada por D. João V a Roma para a Igreja de São Roque.

A exposição foi acompanhada por um estudo da autoria de Sousa Viterbo e Rodrigo Vicente d'Almeida, bibliotecário na Biblioteca da Ajuda, onde se encontra reunida a documentação relativa às encomendas joaninas feitas a Roma. Poucos anos mais tarde, a Mesa da Misericórdia de Lisboa procede à preparação de uma exposição permanente não apenas das obras que integravam o Tesouro da Capela de São João Baptista como das mais relevantes do Património Artístico da Santa Casa. Para tal, foram escolhidas algumas salas da antiga Casa Professa da Companhia de Jesus, dependências que, anexas à Igreja, eram desde 1783 o local onde se procedia à extracção da Lotaria Nacional. Dentro do espírito revivalista da época, aqui foram expostos os mais significativos objectos artísticos da Misericórdia de Lisboa, inseridos em sumptuosos expositores inspirados em mobiliário seiscentista.
Era este o aspecto do Museu de São Roque na época da sua primeira abertura, em 1905, tendo sido objecto de sucessivas reformas até à década... [ Read all ]


Exhibitions

Nesta exposição, que decorreu na Igreja de São Roque, de Julho a Outubro de 2006, as sete pinturas seiscentistas do altar-mor da Igreja, que foram objecto de uma campanha de restauro, foram apresentadas pela primeira vez, em simultâneo.

Este conjunto de sete pinturas representa cenas bíblicas do Novo Testamento e tem a particularidade de ser exposto ciclicamente, acompanhando as diversas épocas do calendário litúrgico, tradição que teve início no século XVII, no tempo da Companhia de Jesus, e que se mantêm ainda actualmente.

No âmbito desta exposição foi editado o livro Sete Imagens para o Calendário Litúrgico – As pinturas do altar-mor da Igreja de São Roque, que constitui o II volume da colecção “Ciclos Pictóricos”, no qual se apresenta um estudo histórico e artístico sobre este conjunto, bem como um texto que descreve as diversas etapas do tratamento de restauro efectuado.
I. Anunciação
Bento Coelho da Silveira (atrib.)
C. 1680
Óleo sobre tela
Museu de São Roque, inv. n.º 242


Esta pintura repete os modelos usuais nas Anunciações do pintor Bento Coelho da Silveira. No que respeita à composição, filia-se na tábua dedicada ao mesmo tema pintada por Fernão Gomes para o transepto dos Jerónimos (c. 1594), obra que terá exercido uma influência decisiva sobre os pintores que se lhe seguiram, funcionando como um protótipo ou cabeça de série.
Repintes efectuados ao longo do tempo, terão introduzido alterações ao nível da cor, dos contornos e da expressão das figuras, o que dificulta um pouco a leitura da obra.

A Anunciação é exposta durante o tempo litúrgico do Advento, o qual tem início quatro semana...+ [ Read all ]












Museum internal and external photos (1)

Click on the images to enlarge



News and events

O Museu de São Roque encerrou ao público no dia 31 de Março de 2006, para obras de remodelação/ampliação, estando prevista a sua reabertura para Julho de 2008.

Este projecto tem como objectivo melhorar e actualizar as condições de apresentação das suas colecções, colocando ao usufruto do público novos espaços de exposição permanente. Do mesmo modo, proporcionará uma melhoria das condições de acolhimento, através da criação de novos acessos e de novas estruturas de apoio, nomeadamente com a instalação, no átrio, de serviços de loja e cafetaria.

Desta obra, resultará beneficiada parte do edifício, através da recuperação da traça arquitectónica de origem do claustro seiscentista da antiga Casa Professa de São Roque, espaço que poderá ser usufruído na área da cafetaria.

Durante o período de encerramento, as publicações do Museu de São Roque continuam disponíveis para venda, podendo ser adquiridas no Edifício-Sede da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no “Espaço Misericórdia”, contíguo à Direcção de Comunicação e Imagem da Secretaria-Geral da Santa Casa (Largo Trindade Coelho – 1200-470 – Lisboa).

Os serviços técnicos do Museu de São Roque permanecem em funcionamento, mantendo-se a actividade do Serviço Educativo, com novos projectos. Como habitualmente, são acolhidas visitas de estudo à Igreja de São Roque, que continua aberta ao público.


FAQ's

Onde fica situado o Museu de São Roque?

O Museu de São Roque fica situado em Lisboa, no Largo Trindade Coelho, ao Bairro Alto.

O Museu de São Roque encontra-se aberto todos os dias?

Não. Habitualmente, o Museu de São Roque está aberto ao público de Terça a Domingo, encerrando às Segundas e Feriados mas, presentemente, encontra-se encerrado por motivo de obras de ampliação/remodelação estando prevista a sua reabertura para Julho de 2008.

Qual é o horário de abertura do Museu de São Roque?

Habitualmente, o horário de visita do Museu de São Roque é das 10h00às 17h00 mas, presentemente, encontra-se encerrado por motivo de obras de ampliação/remodelação estando prevista a sua reabertura para Julho de 2008.

O Museu de São Roque tem loja?

Durante o período de encerramento do Museu, para obras de ampliação/remodelação, a loja do Museu encontra-se no Espaço Misericórdia. O acesso ao Espaço Misericórdia é feito pela entrada principal do Edifício-sede da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no Largo Trindade Coelho.

Qual é o horário de funcionamento da loja do Museu?

Poderá visitar a loja do Museu de Segunda a Sexta, entre as 9h30 e as 13h00, e entre as 14h00 e as 17h00. A loja encerra aos Feriados.

Existem descontos especiais nos produtos da loja?

Sim, existem descontos especiais para os trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para estudantes bem como, para livrarias.

Que formas de pagamento são aceites na loja do Museu?

A loja do Museu aceita pagamentos em numerário e em cheque.

Para chegar ao Museu de São Roque que transportes públicos deverei apanhar?

Se optar por se desloca...+ [ Read all ]


Education

O objectivo fundamental do serviço educativo do Museu de São Roque é reforçar laços entre o Museu e a comunidade, com o intuito de incentivar a criação de hábitos culturais. Desta forma, o Serviço Educativo do Museu de São Roque visa ser um recurso da comunidade e da escola, ao proporcionar o contacto directo com as obras de arte, valorizando a educação pela arte. Pretende, deste modo, dar um contributo de destaque para o desenvolvimento dos indivíduos, da sociedade e da sua identidade, da consciência critica e auto-estima, enriquecendo a qualidade de vida individual e colectiva.

O Serviço Educativo do Museu de São Roque, criado na década de 80, tem vindo a desenvolver actividades dirigidas a instituições de ensino, do Básico ao Superior, associações culturais e sociais, bem como, a grupos de especialistas provenientes de museus e outras instituições culturais, nacionais e estrangeiras.


Visitas guiadas à Igreja de S. Roque

De Terça a Sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.
NOTA: Considera-se grupo um número mínimo de 10 visitantes e não superior a 30.


Marcações

As actividades do Serviço Educativo requerem marcação prévia.
Deverá ser enviada ou entregue ao monitor da visita guiada uma credencial da instituição de ensino ou associação cultural, declarando o número de participantes nesta visita, para registo do Museu.